Os Laudos Técnicos de Engenharia Diagnóstica promovem a análise técnica das edificações com foco na qualidade técnica e segurança, além de produzir provas periciais.

A qualidade construtiva pressupõe a ausência de problemas técnicos, sendo fundamental se evitar ou minimizar as patologias prediais, motivo da importância dos estudos diagnósticos das mesmas, quer para repará-las, quer para evitá-las.

A BG Engenharia inspeciona as edificações com a elaboração de Laudos Técnicos de:

Laudos Técnicos de Manutenção e Inspeção Predial (LTIP)

Este serviço tem como finalidade a avaliação das condições técnicas de uso e de manutenção da edificação visando orientar a manutenção e a qualidade predial total.

Atividades Desenvolvidas

A BG Engenharia atua no acompanhamento técnico da edificação de modo a manter o imóvel em bom estado de conservação, em conformidade com a legislação municipal sem que haja descumprimento de suas disposições, além de orientar os proprietários e promover a manutenção preventiva da edificação e de seus equipamentos com o intuito de qualificar o espaço habitado.

Objetivo da BG Engenharia para com seus clientes:

  • Orientação adequada de como solucionar os problemas existentes
  • Verificação de problemas despercebidos pelos usuários
  • Busca pela conservação dos edifícios estabelecendo uma relação de parceria com os condomínios
  • Como é realizado?

    A inspeção predial consiste numa atividade que possui norma e metodologia própria denominada “Check Up” a qual analisa os sistemas construtivos (estrutura, alvenaria, esquadrias, revestimentos, fachadas, impermeabilizações), as instalações (elétricas, hidráulicas, gás) e os equipamentos (elevadores, bombas, ar condicionado) da edificação e aponta o grau de risco para a geração de prioridades técnicas com orientações e recomendações.

    A partir disso, o LTIP pode ser classificado em três diferentes tipos:

    • LTIP Inicial e Conclusivo: informa que não há recomendações e serviços a serem executados. Atesta que a edificação apresenta segurança e estabilidade estrutural
    • LTIP Inicial com Recomendações: atesta reparos ou serviços a serem executados para manutenção e recuperação do edifício, e dá providências a serem adotadas
    • LTIP Conclusivo: informa que as obras de execução para manutenção e recuperação da edificação indicadas no Laudo Inicial foram executadas, atestando a segurança e estabilidade estrutural

Legislação Municipal

Decreto n° 18.574/2014 – regulamenta o art. 10 da Lei Complementar n° 284/1992

Intitula a obrigação das edificações de Porto Alegre a apresentarem o LTIP até fevereiro de 2015, tendo que ser renovado a cada 5 anos.

Art. 10 – Responsabilidades do proprietário ou síndico

Dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas pelos proprietários na manutenção e conservação das edificações, no que concerne o controle da manutenção preventiva e conservação das edificações.

Laudo Técnico de Marquises e Fachadas

A estabilidade estrutural de sacadas, marquises e fachadas é avaliada a fim de que não haja comprometimento da segurança dos pedestres e usuários dos edifícios, que devem ser vistoriados por profissionais habilitados.

Atividades Desenvolvidas

A BG Engenharia atua na elaboração desse Laudo, documento que deve ser renovado a cada 3 anos. Para o laudo com recomendações a serem executadas em nome da segurança da estrutura, há um prazo de 60 dias para a execução das obras.

Legislação Municipal

Decreto n° 9425/1989 – regulamenta a aplicação das medidas de conservação de marquises estabelecidas na Lei n° 6323/1988 e dá outras providências.

Intitula a obrigação de vistoria e de execução de um Laudo Técnico de Estabilidade Estrutural sob responsabilidade de profissional habilitado registrado no CREA, para os elementos construtivos como sacadas, marquises e fachadas de edifícios que se projetam sobre os logradouros públicos.

Laudos Técnicos para Reformas e Ampliações

Este serviço avalia o escopo da reforma pretendida e eventuais interferências nos sistemas do edifício, analisa a existência prévia de vícios ou anomalias que possam impedir a execução da reforma e aprova o Plano de Reforma.

Atividades Desenvolvidas

A BG Engenharia atua na avaliação prévia de casas, apartamentos e edifícios para execução de reformas, sendo que a execução é de responsabilidade de empresa especializada. Inicialmente, é realizada uma visita “in loco” para a análise dos sistemas construtivos, instalações e equipamentos, e a partir disso estuda-se a viabilidade técnica da reforma e o Laudo de Reforma é executado.

Laudos de Estabilidade Estrutural

A viabilidade ou não de uma reforma também contempla a análise estrutural da edificação, atestada pelo Laudo de Estabilidade Estrutural que analisa o estado de conservação da estrutura e que prevê soluções técnicas adequadas em caso de alteração do projeto original.

Laudo Técnico de Vistoria de Vizinhança

Este serviço tem por finalidade constatar as características e condições físicas do local, terreno e imóveis vizinhos a empreendimento de construção civil, mediante verificação “in loco”, para possibilitar o registro descritivo e ilustrativo das mesmas para evitar ou facilitar a apuração e solução de eventuais danos ou litígios decorrentes da obra.

Atividades Desenvolvidas

A BG Engenharia atua na vistoria do terreno da obra e dos imóveis confrontantes, bem como a elaboração do relatório final. A indicação dos imóveis vizinhos a serem vistoriados é realizada pelo consultor de fundações da empresa construtora do empreendimento, de forma que seja alcançado o raio de influência das obras de fundações que depende dos tipos de solo e fundações da futura obra.

Laudo Técnico de Danos em imóveis

Este serviço tem por finalidade a caracterização e determinação das condições físicas e de manutenção de imóveis vizinhos a empreendimentos de construção civil, visando a descrição e o diagnóstico das patologias manifestadas nesse imóvel residencial e o nexo causal com a construção da obra lindeira.

Atividades Desenvolvidas

A BG Engenharia atua na vistoria do terreno da obra e dos imóveis confrontantes, mediante verificação “in loco” de modo que possibilite o registro descritivo das manifestações patológicas nos imóveis vizinhos, bem como a elaboração do relatório final.